Tom Dumoulin (Team Sunweb) fez um contra-relógio impecável na última etapa e garante o título da 100ª edição do Giro d’Itália. Neste domingo, 28 de maio, o holandês fez o segundo melhor tempo no contrarrelógio, 15 segundos atrás do vencedor, o também holandês Jos van Emden (LottoNL-Jumbo), que marcou o tempo de 33min08s. Manuel Quinziato (BMC) foi o 3º, a 27 segundos.

Com o resultado, Dumoulin esperou até o final da prova de Nairo Quintana (Movistar), então com a camisa rosa, para abrir o sorriso. O ciclista encerra a competição sendo comparado a Miguel Indurain, um dos melhores contra-relogistas da história do ciclismo, que também usava seus talentos para vencer provas por etapas. Dumoulin fez história ao se tornar o primeiro holandês a vencer o Giro d’Itália.

Nairo Quintana (Movistar) começou a etapa com a maglia rosa, mas sabendo que seria um muito difícil mantê-la ao final do dia. O colombiano terminou em 27º, a 1min39s, e encerrou com o 2º lugar no pódio, 31 segundos atrás de Doumoulin. Vincenzo Nibali (Bahrain Merida) ficou em 3º, a 40 segundos. Thibaut Pinot (FDJ), que começou o dia em terceiro na geral, acabou em 4º lugar após terminar em 28º, a 1min42s.

O também colombiano e estrela do ciclismo de pista Fernando Gaviria (Quick-Step Floors) ficou com a Maglia Ciclamino, ou camisa dos sprinters. Mikel Landa, um dos favoritos à classificação geral, que teve suas chances de ganhar frustradas por um acidente envolvendo uma moto da polícia no início do Giro, se recuperou e ficou com a Maglia Azurra, dos escaladores. O campeão luxemburguês Bob Jungels, foi o melhor jovem, na 8ª colocação geral, e levou a Maglia Bianca.

Classificações das camisas:

Maglia Rosa (campeão geral) – Tom Dumoulin (Team Sunweb)

Maglia Ciclamino (por pontos) – Fernando Gaviria (Quick-Step Floors)

Maglia Azzurra (de montanha) – Mikel Landa Meana (Team Sky)

Maglia Bianca (melhor jovem) – Bob Jungels (Quick-Step Floors)

Top 10 classificação geral:

1 Tom Dumoulin (Hol) Team Sunweb 90:34:54

2 Nairo Quintana (Col) Movistar Team 0:00:31

3 Vincenzo Nibali (Ita) Bahrain-Merida 0:00:40

4 Thibaut Pinot (Fra) FDJ 0:01:17

5 Ilnur Zakarin (Rus) Katusha-Alpecin 0:01:56

6 Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale 0:03:11

7 Bauke Mollema (Hol) Trek-Segafredo 0:03:41

8 Bob Jungels (Lux) Quick-Step Floors 0:07:04

9 Adam Yates (GBr) Orica-Scott 0:08:10

10 Davide Formolo (Ita) Cannondale-Drapac 0:15:17

 

Fonte: Bike Magazine

Crédito fotos: Divulgação UCI – Union Cyciste Internacionale