Em 2018, o Tour de France começará na região da Vendée, na França. Os dois primeiros estágios da maior corrida do mundo serão seguidos de um contra-relógio por equipes de 35km na cidade de Cholet. Entre os pontos turísticos onde o pelotão passará está a famosa passagem de Gois, que fica frequentemente submersa pela maré.

Esta é a sexta vez que o Tour passará pela região, sendo que a última vez ocorreu em 2011 . O local também sediou a etapa rainha do primeiro Tour de France, em 1903. A rota completa será divulgada em 17 de outubro.

A primeira etapa do Tour do ano que vem terá 195km entre Noirmoutier-En-L’Ïle e Fontenay-Le-Comte, passando pela costa da região da Vendé e pela Passagem do Gois. Como na maioria das provas em regiões costeiras, o pelotão pode esperar muito vento cruzado e a formação de échelons (saiba o que são échelons clicando aqui).

Na segunda etapa, os ciclistas sairão da costa e percorrerão 185km entre La Roche-Sur-Yon e Mouilleron-St-Germain, num dia em que o pelotão terá menos dificuldades. A terceira será um contra-relógio por equipes de 35km que começará e terminará na cidade de Cholet, em um percurso técnico com muitas curvas, que deverá desafiar os times.

O Tour de Fance de 2017 começará em Dusseldorf, na Alemanha, em 1º de julho, com um contra-relógio individual de 13km.