O suíço Nino Schurter, campeão olímpico e mundial, venceu neste domingo, 28 de maio, a segunda etapa do XCO da Copa do Mundo de MTB, disputada em Albstadt, na Alemanha. Schurter marcou o tempo de 1h33min38s no percurso de 33 quilômetros. O vice-campeão holandês de ciclocross Mathieu van der Poel foi o 2º colocado, a 26 segundos. Anton Cooper, da Nova Zelândia, terminou em 3º, a 49 segundos.

Van der Poeel, que terminou em 8º na etapa inicial, em Nove Mesto, largou na primeira fila e logo após o início da disputa colou no campeão Nino Schurter na ponta. Mais tarde, Mathias Flückiger se aproximou.

Na quarta volta Van der Poel caiu ao virar em uma curva e perdeu contato. Pouco depois, Flückiger fez um movimento errado em um dos saltos e também caiu. Schurter acelerou e conquistou, enfim, sua segunda vitória seguida no torneio de 2017.

“Estava um pouco nervoso com Mathieu pois até hoje eu nunca tinha corrido contra ele, sem saber suas forças e fraquezas. Quando lancei meu ataque, acho que ele estava sob pressão. Você não deve cometer erros neste perccurso, que não é muito exigente tecnicamente, mas é muito escorregadio”, comentou Schurter.

Yana Belomonia, da Ucrânia,  surpreedeu e faturou a etapa, com 16 segundos à frente de Maja Wloszczowska e 23 segundos à frente da campeã europeia Jolanda Neff, da Suíça. A campeã mundial Annika Langvad, da Dinamarca sofreu uma queda.

Entre os brasileiros na disputa, Raiza Goulão foi a 28ª colocada, a 7min27s. No masculino, Guilherme Muller foi o 71º, Rubens Valeriano o 86º e Luiz Henrique Coccuzi o 110º.
TOP 10 Masculino
1. SCHURTER Nino
2. VAN DER POEL Mathieu
3. COOPER Anton
4. VALERO SERRANO David
5. MAROTTE Maxime
6. TEMPIER Stephane
7. ABSALON Julien
8. VOGEL Florian
9. FUMIC Manuel
10. SKARNITZL Jan

TOP 10 Feminino
1. Yana BLOMINA
2. Maja WLOSZCZOWSKA
3. Jolanda NEFF
4. Linda INDERGAND
5. Rebecca HENDERSON
6. Alessandra KELLER
7. Sabine SPITZ
8. Adelheid MORATH
9. Gunn-Rita DAHLE FLESJAA
10. Emily BATTY