O médico e atleta OCE, Thiago Machado, lidera a classificação da categoria 18-39 anos no Transandes Challenge, uma das provas mais tradicionais do MTB sulamericano, que ocorre nos Andes chilenos. O tempo acumulado é de 06:47:00.47, o que o coloca em 11º na geral, à frente de alguns atletas profissionais.

Thiago chegou à liderança após atacar os adversários na segunda etapa da prova e recuperar mais de 10 minutos, que havia perdido na primeira etapa, devido a problemas mecânicos. “Quando eu vi que os adversários estavam com dificuldade em uma subida, pulei para o grupo dos ponteiros e ele ficou. Consegui tirar os 10 minutos que eu tinha perdido na primeira etapa por conta de um pneu furado”, conta Thiago.

A prova ainda terá três etapas, incluindo a etapa rainha, que será realizada amanhã, 20 de janeiro, com 112 quilômetros de distância. Thiago diz que manterá a mesma estratégia: tentar ficar no pelotão principal e atacar se possível.

Ele conta que o resultado é consequência de uma preparação especial elaborada junto com o técnico Hugo Prado Neto. “O que nós fizemos foi começar a transição mais cedo e fazer a base mais intensa e com mais carga para chegar no Chile com uma condição física melhor”, explica o atleta que correrá as principais ultramaratonas no Brasil e os as provas de cross country da Copa Internacional de MTB.

“Trabalho entre 90 e 100 horas por semana como urologista e cirurgião geral. Mas o Hugo consegue colocar as cargas e os estímulos todos para eu me manter em forma. São duas horas de treino de madrugada todos os dias da semana e nos finais de semana eu tento encaixar um volume maior”, acrescenta.

Na categoria Team 60+, duplas cuja soma da idade não pode ultrapassar os 60 anos, Guilherme Turano e Felipe Coelho estão no top 10 com o tempo somado de 09:00:09.43.