A qualidade das avaliações clínicas e de desempenho fazem toda a diferença para a saúde e performance ao longo da temporada. A palavra de ordem do ciclismo moderno é a otimização, tanto nos treinos quanto nas avaliações. Pensando nisso, a OCE e a clínica Sportif estão desenvolvendo metodologias utilizando dados de treinos e competições para criar avaliações totalmente adaptadas às necessidades específicas do ciclista e de suas modalidades.
“Estamos desenvolvendo um produto novo, mais eficiente, no qual vamos reunir variáveis, complementá-las e simplificá-las. O treinador será capaz de ler o laudo médico, compreender profundamente e aplicar esse conhecimento na metodologia de treino”, explica o cardiologista esportivo e médico do esporte, Dr. Marconi Gomes.
Segundo ele, o interessante é que o treinador terá um panorama detalhado da condição dos atletas. Ele saberá as potências que correlacionam em cada frequência cardíaca, quais estão tardias e quais precoces, frequências de pico e subpico, entre outras variáveis importantes.
“A partir disso, nós conseguiremos identificar as deficiências e, junto com o treinador, apontar as correções nos treinamentos. Fizemos o teste em um atleta amador, percebemos que se ele melhorar a ventilação, ou seja, a musculatura respiratória, ele poderá ter ganhos nas potências”, explica.
Assim como a OCE, a Sportif está de mudança para a nova unidade da Power Cycle, no bairro Luxemburgo, que terá uma das infraestruturas de treinamento de ciclista mais avançadas da América Latina.
O coach Felipe Miranda, diz que a parceria aumentará a qualidade na saúde e performance, mas principalmente prevenção de riscos cardiovasculares dos atletas de Minas Gerais e até mesmo de outros estados que puderem vir a Belo Horizonte.

“Todo atleta ou praticante de atividades físicas, independentemente do nível ou ambição, deve fazer pelo menos uma avaliação clínica por ano, de preferência logo antes de ingressar em um plano elaborado e individualizado. Além disso, recomendamos que seja feito um acompanhamento ao longo do ano, com ‘testes de performance’ em datas estratégicas, para se necessário ajustar cargas e zonas de treinamento, ajudando os atletas a atingirem seus objetivos e chegando em níveis de desempenho mais elevados nas competições”, explica Felipe.

Treine conosco!

Se você quer descobrir seus limites, ou simplesmente aumentar a performance, o melhor lugar para treinar é na OCE. Confira nossos planos de acompanhamento esportivo, nossos serviços e produtos no site www.treine.net ou envie um e-mail para oce@treine.net. Nós oferecemos toda a estrutura necessária para tirar o melhor de cada um.