Encontrar números exatos seria uma questão bastante controversa, mas a OCE garante que a diferença entre pedalar ajustado e pedalar desajustado é muito grande.

Uma bike na posição correta evita pressões desnecessárias em pontos críticos, sobrecargas nas articulações dos pés, tornozelos, joelhos, quadril, coluna, ombros, cotovelos e punhos, além de proporcionar treinos mais eficientes, seguros e prazerosos.

Os ajustes também evitam problemas sérios de saúde e lesões, como tendinites, lombalgia, hérnia de disco, dormências, diversas dores articulares e musculares, por exemplo. Além disso, é essencial para a segurança e conforto do ciclista.

Felipe Miranda, sócio da OCE e especialista no assunto explica que “as performances nas modalidades do ciclismo estão diretamente ligadas às técnicas de pedal e de condução, e as mesmas dependem de amplitudes e posicionamentos proporcionados por ajustes personalizados, dessa forma o bike fit se torna de extrema importância para qualquer ciclista que pretende obter melhores rendimentos”.

Um bike fit bem feito pode durar de 90 a 120 minutos. Além de coletar dados do ciclista com relação as experiências, modalidades praticadas, histórico de lesões e diversas particularidades, os especialistas usam medidas corporais, amplitudes, ângulos e padrões de movimento do ciclista para ajustar todos possíveis componentes da bicicleta como: Profundidade e ângulo dos taquinhos das sapatilhas, altura, profundidade e ângulo do selim (banco), ângulo de guidão, profundidade e ângulo das manetes, tamanho de quadro, pedivela, entre outros.

 

O treinador Paulo Henrique Maia ajusta o STI de uma bicicleta de estrada.

É recomendável que o ciclista realize o bike fit quando adquirir a bicicleta e refazê-lo quando trocar algum componente. Além disso, com o desenvolvimento dos treinos e preparo físico, o ciclista pode melhorar a força, estabilidade corporal, alongamentos e amplitudes de movimento, podendo também exigir alterações nas medidas das bikes.

Paulo confere a altura do selim em relação ao centro do pedivela em uma mountain bike.

A OCE tem profissionais especializados e oferece o serviço de Bike Fit para qualquer modalidade do ciclismo. Para agendar ou saber mais detalhes, entre em contato conosco pelo telefone (31) 3297-8324 ou envie um e-mail para oce@treine.net.