O treino indoors pode e deve ser usado por ciclistas para melhorar a performance. É uma ferramenta indispensável para manter a frequência nos treinos independente de mau tempo, falta de agenda ou insegurança. Os atletas podem usar um rolo na própria residência ou procurar um centro especializado, como a Power Cycle, que oferece os melhores equipamentos disponíveis no mercado.

Entre as muitas vantagens do treino estático está a otimização do tempo. Em treinamentos utilizando esse equipamento, o atleta deve reduzir cerca de um quarto do tempo total prescrito pelo técnico. Isso ocorre, pois há menos interrupções durante a pedalada. Em um treino outdoor, é inevitável parar de pedalar em curvas fechadas, descidas íngremes ou em semáforos de trânsito.

“Com o mesmo tempo, você consegue fazer uma carga (TSS – training stress score) um pouco maior que treinando outdoor. O cálculo que a gente faz na OCE é o de reduzir de 20% a 25% do tempo total prescrito na rua”, explica Hugo Prado Neto, treinador e atleta profissional de ciclismo há quase 20 anos.

Essa característica ainda gera resultados positivos do ponto de vista biomecânico. O atleta consegue fazer treinos com a cadência muito acima do normal, praticar a eficiência das pedaladas e realizar estímulos unilaterais sem a interferência de buracos e curvas, que muitas vezes até impedem esse tipo de atividade.

O treino indoors também traz segurança para o ciclista que precisa treinar em horários de muito trânsito, por exemplo. Atletas iniciantes que ainda não se sentem completamente seguros para enfrentar as ruas também podem se beneficiar do smart trainer.

Treinar na chuva pode não ser muito agradável para algumas pessoas. Além de ser uma atividade perigosa para os menos experientes, devido à baixa aderência da pista, o vento frio e a água acumulada no corpo podem facilitar a contração de doenças respiratórias.

Há alguns anos, com o avanço da tecnologia, os smart trainers têm agregado muito à prática de ciclismo. Aliados a softwares avançados como o Zwift, O VismoX e o PerfPRO têm a capacidade de simular trechos reais de estradas ou trilhas. É possível pedalar virtualmente nos mesmos lugares do Tour de France, Paris-Roubaix ou estradas da Noruega com amigos de qualquer lugar do mundo através da internet.

“Hoje é possível simular treinos ou competições específicas. Isso tem um valor muito alto para atletas que não podem fazer o reconhecimento dos circuitos com antecedência ou moram longe dos locais das provas. Na OCE, nós temos arquivos específicos de pistas como a da Copa Internacional de Mountain Bike, além dos vídeos para sincronizar na tela”, explica Hugo

O Wahoo Kicker é utilizados pelas maiores equipes de ciclismo do mundo, como a Sky. A Power Cycle possui todos esses recursos, além das modernas Wattt Bikes, para criar o centro de treinamento de ciclismo mais avançado de Minas Gerais. A OCE é distribuidora da Wahoo no Brasil e pode ajudar atletas que precisam aprimorar os treinamentos. Basta entrar em contato conosco por e-mail no endereço oce@treine.net, ou pelo telefone (31) 3297-8324.